Sign In:     

Forum: Portuguese Forum

Topic: Troca de Macbook
Olá. Troquei de Macbook e consegui trazer todo backup, porém as músicas das Minhas Listas (pasta Mylists) não estão carregando. No tocador aparece a mensagem "Unable to open file (check Preferences->Privacy->Files And Folders". Poderiam me ajudar a resolver isso?

Posted Tue 07 Oct 25 @ 7:40 pm
A mensagem de erro possivelmente se refere a um problema de permissões de pasta, o programa está relacionando a impossibilidade de leitura a uma restrição de acessos, como se a pasta onde está o arquivo estivesse bloqueada e o VirtualDJ não conseguisse ler. Então vale a pena começar por aí, observe se o programa tem permissões de leitura-gravação para as pastas do seu MacBook novo. Clique aqui.

Se isso não der certo, observe se você mudou sua estrutura de arquivos. Talvez o programa não está achando o arquivo pois o endereço no database está errado. Até mesmo uma mudança na letra do drive muda tudo.
O ideal seria abrir o arquivo .vdjfolder referente a pasta com erro e verificar o endereço das músicas desse playlist, e editar os endereços errados (por exemplo, se for só uma simples letra de drive, usando um editor de texto poderia mudar de “/C:” para “/D” usando a função substituir do editor).

E para evitar esse problema no futuro, mantenha sua biblioteca em HD Externo formatado em ExFat ou Fat32 assim qualquer computador ou sistema operacional que vc usar as músicas e o database estarão sempre disponíveis pois são independentes da máquina.

Oi Speedy. Obrigado pelo retorno.
Então, as permissões estão corretas. Me parece que o Macbook não está reconhecendo a extensão do arquivo (.vdjfolder) para leitura das minhas listas... o Virtual chega até a identificar o BPM, mas no Finder o ícone do arquivo apresenta um ponto de interrogação no meio.

Acho que não é isso, pois essa extensão .vdjfolder é exclusiva do VirtualDJ, então é muito difícil que o programa não reconheça a própria extensão de pasta. Se não me engano, é um arquivo xml comum mas com uma extensão modificada.
Já o Finder não vai reconhecer porque como é uma extensão que só é usada por um programa, não está na biblioteca de extensões do Finder.

Tudo aponta mesmo para o fato de você ter feito uma mudança de estrutura ao fazer a transferência de uma máquina pra outra. Pode ter sido uma mudança de nome de pasta, ou uma simples alteração na letra que denomina o drive.

Vou estudar isso um pouco melhor e te dou uma resposta pra solucionar.

Primeiramente, se realmente o problema for o que estou pensando: ao trocar de máquina, a gente pensa que basta copiar os dados de uma máquina pra outra que vai dar tudo certo. Isso somente dá certo se você mantém para todos os seus arquivos a mesma estrutura de pastas (endereço) da máquina antiga na máquina nova. Mas em geral sempre ocorre alguma alteração, então por isso que os problemas acontecem.

Faça o seguinte:

1 - Escolha uma das músicas dentro de uma das pastas que está em "My Lists" que está dando erro ao carregar no deck.

2 - Certifique-se que você não tem esta música em duplicidade na sua máquina
. Se não tem duplicidades, siga em frente para o passo 3
. Se vc tiver ela gravada mais de uma vez na máquina em pastas diferentes, então vai precisar ter muita atenção para executar os passos 3 e 11.
. Se a situação for bem complicada, tipo você ter 5 ou 6 cópias da música no HD, nem adianta seguir em frente. Pule para o passo 16.

3 - Saia de “My Lists” e localize essa mesma música fora da pasta, usando o browser/navegador do VirtualDJ. Você pode navegar explorando o HD ou fazer uma busca. Carregue a música no deck para confirmar que não ocorre nenhum erro.

4 - Se aqui você achar erro também, então o endereço também está errado no database. Pare por aqui e peça mais instruções. Caso contrário, continue.

5 - Se carregar normal no deck, clique com botão direito e abra o arquivo no editor de tag

6 - Observe o que está escrito no campo "file path" ou endereço, e anote. Este é o endereço atual da música no seu novo computador.

7 - Feche o VirtualDJ

8 - Usando o finder, vá até a pasta .vdjfolder onde está a música com erro

9 - Clique com botão direto, opção "Abrir com", use o TextEdit

10 - Localize a música na lista de músicas que serão exibidas, e veja o que está escrito no dado "songpath". Esse á o endereço onde a música estava quando você criou a lista.

11 - Compare ambas informações (o endereço que você pegou no Tag Editor e o que está definido no arquivo .vdjfolder)

12 - Possivelmente você vai achar diferenças, o que confirma que você mudou sua estrutura de arquivos

13 - Se for uma mudança simples, por exemplo, somente o nome do volume, você pode fazer um "find and replace" no arquivo .vdjfolder trocando o nome do volume antigo pelo nome do novo volume. Se for só isso, basta gravar o arquivo modificado ao sair.

14 - Abra o VirtualDJ, verifique se ao carregar de novo a música no deck o erro permanece.

15 - Se deu tudo certo e se você tiver mais pastas, volte ao passo 1.

Mas se deu errado, ou se ao executar o passo 12 você percebeu que a mudança foi muito severa, por exemplo, você criou pastas novas, trocou músicas de uma pasta pra outra, renomeou arquivos e/ou pastas, então

16 - Sinto muito mas você terá que refazer toda a sua lista.

E de novo, evite esse stress mantendo sua biblioteca em um HD externo formatado em ExFat ou Fat32.

Olá Speedy. Deu certo... muito obrigado pela ajuda.
Aproveitando, todas as minhas músicas estão salvas no Macbook e utilizo o itunes para reprodução e organização.
No VirtualDJ não estou conseguindo mapear a lista de Adições Recentes que aparece no iTunes. Você sabe como posso resolver isso?
Abraços.

Não, pois não uso iTunes. Procure nos fóruns em inglês, talvez haja situações similares.